Pesquisa

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Políticos no seu melhor: a dormir! (lá se vai o Bacalhau!)


 

Quando soube da notícia que os países nórdicos queriam adicionar fosfatos ao bacalhau com a desculpa que ficaria mais branco, em vez da verdade – que os fosfatos ajudam a reter água pelo que vamos pagar mais por menos – disse-o logo: “lá vamos nós ser comidos pelos países do norte, uma vez mais! Depois dizem que somos malandros!”.
Infelizmente vai-se confirmar mais uma vez. Portugal é sempre desconsiderado na comissão europeia. Está para nascer o dia em que vai sair do parlamento europeu uma lei que beneficia claramente Portugal em detrimento dos restantes membros.
Mas isto não é sina, é incompetência dos nossos políticos. A maioria deles é tão competente como um pinguim a voar. São pessoas impreparadas para defender os interesses deste povo.
Talvez por isso não me surpreenda a notícia que vi hoje no expresso on-line. Após a apresentação da proposta em 2011, foi necessário um ano e os empresários de secagem do peixe fazerem barulho, para aquela récua instalada no parlamento europeu se debruçar sobre o assunto.
A cereja no topo do bolo é ver que a Ministra da Agricultura resolveu dar um ar da sua graça em 30 de Julho de 2012, quando a votação no parlamento europeu da proposta nórdica seria realizada hoje dia 13 de Setembro de 2012.
Ou seja, será que a Sr.ª ministra acha que os seus camaradas europeus não vão de férias em agosto? Acha que em 15 dias vai convencer alguém a votar a nosso favor?
Ou é incompetência ou negligência, mas nenhuma delas fica bem a uma ministra. Demita-se já.

Depois da asneira há que pensar em diminuir os estragos. Proibir-se a comercialização deste produto em Portugal – para não se roubar ainda mais o povo – mas permitir que as empresas nacionais exportem este tipo de produto – caso contrário perdem competitividade com as empresas nórdicas, o que significa mais desemprego.

Notícia do expresso:

 
Governo reagiu tarde?

O dossiê técnico sobre esta modificação aos regulamentos acuais foi apresentado na Primavera de 2011 e as discussões ao nível de peritos, ou seja, envolvendo representantes de todos os Estados-Membros, arrancaram no início deste ano. Mas só em fevereiro deste ano é que Portugal 'acordou' para o problema, depois da Associação dos Industriais do Bacalhau (AIB) ter soado o alarme. É nessa altura que surgem os primeiros artigos na imprensa e é na reunião de peritos europeus do dia 27 de fevereiro que Portugal levanta pela primeira vez "preocupações" em relação à proposta.
No Parlamento Europeu os primeiros a intervir foram Capoulas Santos e Maria do Céu Patrão Neves, os eurodeputados do PS e do PSD com assento na comissão da agricultura, que questionaram a Comissão Europeia sobre o assunto também em Fevereiro. Na mesma altura, Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, utilizou uma intervenção no plenário do para fazer eco das preocupações levantadas pela AIB.
A oposição do governo português foi subindo de tom desde fevereiro e acabou por envolver contactos ao mais alto nível com o comissário europeu responsável pelo pelouro e com o envolvimento do gabinete do próprio presidente da Comissão Europeia. Assunção Cristas escreveu ao comissário europeu responsável pela defesa dos consumidores, uma missiva remetida com a data de 30 de julho e que chegou à Comissão em plena pausa estival.

Ler mais:
http://expresso.sapo.pt/bacalhau-com-fosfatos-a-partir-de-2013=f752890#ixzz26LAzqqSA




Mota

Sem comentários:

Enviar um comentário