Pesquisa

sexta-feira, 14 de setembro de 2012



Participação Cívica.

 

Voltando á carga, está na altura de se exigir mudanças no sentido de conseguirmos uma melhor democracia, e isso passa por uma maior participação cívica. Um bom exemplo é o caso BPN.

(Custo do BPN no défice é maior que corte nos subsídios | Económico).

Foi dinheiro que saiu (e continua a sair) dos nossos bolsos e que afeta a nossa qualidade de vida.

Foram mandatados para tomar essa decisão? Se não, porque não fomos consultados?

É verdade que a decisão sobre o BPN foi tomada pelo anterior governo, mas alguém acredita que este ou outro governo teria primeiro consultado a vontade dos portugueses?

Não é prática em Portugal fazerem-se referendos (apenas 3 foram feitos: dois dobre a IVG e um sobre a regionalização).

Como é isso possível se a população portuguesa somos todos nós, e se a governação é feita com a contribuição dos nossos impostos?
Será que os governos acham que não temos maturidade para tomar decisões desta dimensão, ou simplesmente preferem ser eles a decidir o que é melhor (para quem?).
Gostava que tivessem explicado como é que o BPN faliu. O que aconteceu, como aconteceu, porque aconteceu. Queria que tivessem dado uma explicação clara, precisa e imparcial. Depois, seria explicado quais as opções e as consequências que cada uma teria. Por último, os portugueses seriam chamados a pronunciarem-se sobre qual das opções queriam que fosse seguida. Mesmo que a opção tomada não fosse a minha, saberia que foi a opção da maioria dos portugueses e não haveria razões para suspeições.
Gostava que a nossa constituição exigisse que os governos fizessem mais consultas aos portugueses.
Gostava que fosse motivo para destituição imediata de qualquer governo, o não cumprimento de promessas eleitorais, ou mais grave ainda, fazerem o oposto do que prometeram.
Claro que se admitiriam exceções, como por exemplo, o país ter sofrido um tremor de terra, mas dizer que não sabia… não é desculpa (se não sabe, não promete).

L Pamplona

Sem comentários:

Enviar um comentário