Pesquisa

domingo, 9 de setembro de 2012

Nova moeda internacional

Ficou conhecido recentemente, através da publicação de uma noticia num site informativo Indiano, que a China tem planos para implementar um novo sistema monetário internacional, através da colocação em circulação de uma moeda com base no ouro, matéria prima esta que a China tem em abundância, abandonando o actual modelo baseado em dívidas e moedas como o dólar e o euro que só têm valor enquanto forem aceites e transaccionadas.

A notícia foi divulgada pelo site Indiano IndiaVision e chegou rapidamente aos países ocidentais, ao contrário do que seria intenção da China.

Esta jogada reflecte a crescente importância das zonas do denominado grupo BRICS, composto pelo Brasil, Russia, India, China e África do Sul que já representam cerca de 50% da economia mundial.

A China por seu lado conseguiu livrar-se da influência do dólar e ao mesmo tempo ocupar posições estratégicas em diversas economias europeias, contando com mais de 30 biliões de dólares disponíveis exclusivamente para aquisições no "Velho Continente" e contando alcançar, pasmem!, 1 trilião de dólares em 2020.

Notícia Original:

Caetano

Sem comentários:

Enviar um comentário