Pesquisa

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012


NÃO SE PODE COMER BIFES TODOS OS DIAS


Terceiro apontamento: um país desenvolvido e com indicadores de progresso e bem-estar social deveria envergonhar-se de no ano de 2012 ter estruturas de apoio semelhantes às do Banco Alimentar Contra a Fome. Estes espaços, com características de armazéns, deveriam ser reutilizados para albergar estufas de flores, principalmente cravos, cravos vermelhos.
Quarto apontamento: as recentes declarações da dra.Isabel Jonet a um canal de televisão a propósito do futuro do Estado social em Portugal são chocantes, preconceituosas e revelam um profundo desconhecimento técnico e científico sobre o fenómeno da pobreza no nosso país.
São declarações carregadas de uma moral antiga que nos faz recuar a um tempo onde uma sardinha dava para três. O tempo do pobrete mas alegrete. O tal tempo em que as pessoas não se endividavam, não viviam acima das suas reais possibilidades, conformavam-se com pouco, permaneciam na pobreza, resignadas, tinham uma esperança de vida mais curta, não davam prejuízo ao Estado em cuidados de saúde, não exigiam muito, não consideravam os seus direitos conquistas irreversíveis e em que o trabalho era sinónimo de honra e valorização pessoal.
Nesse tempo não existiam sindicatos nem Estado social, mas já existiam almas caridosas que se preocupavam com a caridade assistencialista. Já existiam bifes de boa vitela, mas não eram para a boca de todos.
Um milhão de idosos vive actualmente com pensões inferiores a 280 euros por mês. Será que com este rendimento mensal podem ser consumistas e viver acima das suas reais possibilidades?
Diz a dra. Isabel que temos de mudar de paradigma, viver com menos, adaptar os nossos hábitos de consumo e perceber que o empobrecimento é inevitável.
Podia ter dito que é urgente desenvolver uma política séria de combate à fraude e evasão fiscal.
Não disse, mas afirmou que em Portugal não há miséria, isso só na Grécia.

Extracto do artigo publicado no Público de 29/11/12, pag.55 (José António Pinto, Assistente Social).
Coligido por: Jerónimo Pamplona, Algés, 01 de Dezembro de 2012

1 comentário:

  1. Excelente artigo. O melhor que li, mas tem um senão. A mania dos drs, dra Isabel...Tenho-o na versão papel. E queria encontrar o mail do José António Pinto. No final vem: Assistente Social.chalanix@sapo.pt(é estranho 1 mail com maiúsculas e palavras separadas), vou tentar.David José Martins Torres-dtorres@clix.pt

    ResponderEliminar