Pesquisa

domingo, 30 de dezembro de 2012

A factura do Caos

O governo lançou uma campanha para sensibilizar as pessoas para a necessidade de solicitarem facturas cada vez que se dirijam a um cabeleireiro, pastelaria/restaurante ou oficina mecânica. Todos sabemos que estes sectores efectivamente fogem ao fisco, na maior parte das vezes. Mas não são só estes. Todo o pequeno comércio em Portugal, funciona da mesma maneira. Será que vai resultar? Será que uma pessoa que tenha 1000euros para pagar no arranjo do seu carro, vai pedir factura (+230euros), quando no máximo desconta até 100euros no IRS?
O problema é que o estado quer transferir a sua responsabilidade de fiscalização, para a população geral, esquecendo-se que quem paga esse mesmo imposto, é a própria população. Ou seja, eu vou exigir que coloquem mais 23% no preço, porque eu tenho prazer em pagar mais 23%, quando não tenho justiça, não tenho educação, não tenho saúde, não tenho segurança e, tenho sim salários em média 2x mais baixos que os restantes parceiros europeus. É mórbido.
O que o estado tem de fazer é diminuir o número de tachos que gravitam no governo, autarquias e empresas públicas e contratar agentes fiscais que fiscalizem os pequenos negócios. E que penalize quem não cumpra. Não é aplicar uma multinha e obrigar à devolução ao estado da verba estimada acumulada da fuga. Era aplicar uma multa que obrigasse a hipotecar o negócio, a casa, o carro, e com direito a prisão. Assim quem abrisse um negócio ia pensar duas vezes antes de entrar pelo caminho da fuga aos impostos.
Assim, parece-me mais para “Inglês ver”.

Sem comentários:

Enviar um comentário