Pesquisa

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Casamentos brasileiros para obtenção de visto

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e a história repete-se. Há poucos anos assistia-mos a um fluxo considerável de emigrantes brasileiros a entrarem no nosso país em busca de uma vida melhor, em busca de dinheiro. Portugal, ou direi a europa, na qual o nosso país se inseria, constituía-se como uma porta escancarada, para a obtenção de vistos e euros. Fomos durante talvez uma década, o El dourado dos brasileiros. Todos sonhavam com a possibilidade de vir trabalhar para a europa, entrando por Portugal.
Quem não se lembra das notícias sobre as dificuldades dos profissionais brasileiros de medicina dentária a debaterem-se por equivalências. A verdade é que o nosso país, apesar de tudo não tem uma cultura de dificultar muito a entrada de estrangeiros no país. É claro que me lembro do famoso movimento das mães de Bragança, mas isso não era uma questão de emigração. Eram simplesmente mulheres a defenderem a sua família, o seu dinheiro, a sua dignidade o seu território. Aconteceu com brasileiras, como aconteceria com qualquer outra nacionalidade, cujo grupo de prestadoras de serviços sexuais se fixasse nas redondezas, com os mesmos intentos de descapitalizar os bolsos de alguns homens mais “tontinhos”.
Hoje o fluxo é contrário. Muitos brasileiros estão de volta ao país de origem. Com eles levam portugueses com os quais iniciaram uma vida conjunta.
Existem também muitos casos desesperados que, dada a circunstância do desespero, acabam vítimas de burla. 15mil euros é, segundo uma reportagem no expresso, quanto pode custar um casamento de fachada no brasil para obtenção de visto de residência. É esse o preço a pagar (mais as despesas de todo o processo) para quem ambiciona mudar para uma vida melhor. Muitos acabam burlados. Como sempre nos casos desesperados existem sempre oportunistas prontos a aproveitar-se da desgraça alheia, por isso se está desesperado por um visto no brasil, cuidado! Ainda acaba sem visto e sem o pouco dinheiro que lhe resta.

Sem comentários:

Enviar um comentário