Pesquisa

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Seguramente…

Já vi muitos “comentadeiros” a gozar com algumas idiotices do líder do PS. Sim, ele é apenas mais um boy político como todos eles. Sim, ele devia ser erradicado da política tal como outros 4mil políticos deste país.
Mas há uma coisa que ele tem razão – o fundo de investimento de apoio à economia portuguesa. Os “comentadeiros” vieram logo criticar e dizer que era uma idiotice, porque se o estado quisesse, podia utilizar a CGD para financiar a economia, não sendo necessário criar outro banco de investimento. Isso é muito giro, mas a caixa hoje funciona como um banco privado - e ainda bem- sendo, infelizmente, por vezes “assaltado” pelo estado. Assim, tem de competir pelos clientes como qualquer outro banco, o que implica ter de oferecer os melhores pacotes financeiros. Isso significa que tem de utilizar bem os dinheiros dos depósitos dos clientes. Ora, se os outros bancos privados preferem investir na dívida do estado a 10% de juro, em vez de conceder crédito aos investidores ou famílias a 5%, a caixa também tem de o fazer.
O problema da economia está também aí. É que apesar das taxas de juro terem atingido esta semana um mínimo histórico de 0,28%, em Portugal, quem quer investir e dessa maneira dinamizar a economia, tem de pagar juro a 5 e 6%, isto se conseguir convencer o banco a emprestar-lhe o dinheiro, porque com o estado a pagar 10%...
Assim, para resolver este problema, talvez fosse mesmo necessário, criar um fundo para as empresas. Para que as mesmas possam beneficiar desta “abébia” que o Banco Central Europeu está a conceder aos países da zona euro. Convinha aproveitar esta abébia para crescer, para investir. É agora ou nunca. Mas tal como está o financiamento em Portugal, corremos o risco das empresas só conseguirem financiamento quando as taxas já estiverem em 5%. Ou seja, vão pagar mais de juro que as concorrentes europeias que se financiaram na altura certa – é a insolvência, seguramente.

Sem comentários:

Enviar um comentário