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quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Mais uma negociata



Acabo de ver mais esta notícia:

A ser o que parece, já percebo o porquê do aumento enorme de impostos. Enquanto não aparecem mais esclarecimentos, vamos fazer um pequeno exercício. Vou voltar ao exemplo da SCUT da beira interior. A empresa tinha uma dívida de 684.340.475,52€ e o estado pagava por ano 113.226.675,65€ à empresa. Tendo em conta a notícia, significa que esses 684.340.475,52€, passam para as Estradas de Portugal, e o estado deixa de pagar o valor anual. Isto dito assim até parece bem. Mas será que o estado não vai mesmo pagar nada? Tenho muitas dúvidas. Se assim fosse a poupança tinha de ser superior a 250milhões. A pergunta que fica é a seguinte: se o estado assume a dívida que foi contraída pelos investidores para a construção, é como se estivesse a pagar a construção na íntegra das auto-estradas, sendo assim, porque raio a exploração das portagens fica nos privados e não na Estradas de Portugal???? Porque vai a Estradas de Portugal assumir 4mil milhões de dívida que era de terceiros, sem receber também a receita que lhe permitirá amortizar a dívida? Isto é ridículo!.. Mais ainda, considerando as taxas de juro praticadas, de 5,5% a prestação a pagar pelos 4,4mil milhões será de 220milhões, mas não esquecer que a euribor está a 0,48, o resto é spread. Quando a euribor aumentar, os privados não têm problemas nenhuns pois não têm dívidas, enquanto a Estradas de Portugal vai ver a sua prestação a aumentar significativamente. Basta subir 1% para a prestação passar para 260milhões. Ou seja o belo negócio passa a ter prejuízo de 10milhões. Nem quero imaginar com a euribor a 5,9% com esteve há 3anos.
Relembro que o buraco da Estradas de Portugal é pago com o dinheiro dos contribuintes…

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