Pesquisa

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Pêpa e a inveja social

Este caso passou-me um bocado ao lado, mas vou fazer um resumo do que me chegou aos ouvidos e do pouco que vi do vídeo.
Era uma vez uma rapariga com sotaque “tia-cascais”, blogger de fashion (dou enfâse a isto porque justifica a opção da mesma), que um dia foi convidada pela Samsung, para dizer num vídeo para a mesma marca disponibilizar no seu site, os seus objectivos para 2013. A aspirante a tia, foi fiel à doutrina da academia “tiaãaa” e disse que gostaria de comprar uma mala Chanel, cujo o modelo eu não sei pormenorizar apesar de ela o ter feito no vídeo.
BUUMMMM. Caiu o Carmo e a Trindade! Foi pior que o terramoto de 1755. A indignação instalou-se na sociedade portuguesa a tal ponto que a Samsung viu-se forçada a eliminar o vídeo da Pêpa. Assistiu-se a uma aliança histórica de todos os estilos e padrões da nossa sociedade na crítica à blogger. São eles freaks, hippies, casual, ambientalistas, bimbos, tansos, benzoca, crominhos, toinos etc. Todos querem malhar na Pêpa.
É esta inveja da futilidade que me leva a pensar que este país não tem salvação. Quando o povo não se indigna com vendas da REN, EDP e ANA, e preocupa-se com as “pêpas” espalhadas pelo país fora, esqueçam, desistam. Podemos todos emigrar que isto é terra perdida.
Alguém vos censura quando, em frente da prateleira dos chocolates de um supermercado, agarram uma tablete Milka em vez da marca branca? Se assim fosse, não haveriam marcas diferentes, não haveria escolha. Ela existe porque há quem dê mais importância a comer um bom chocolate, ou a comprar um bom computador, do que a comprar calçado ou vestuário, ou almoçar fora, ou a comprar uma casa mais cara, ou um jipe, ou uma mota etc. São opções. Desde que não o roubem, e que essa opção seja fruto do seu trabalho, mais ou menos árduo, e que paguem os seus impostos, não consigo perceber o que é que a sociedade tem a ver com o que as Pêpas querem, ou onde gastam o seu dinheiro…
Queriam que ela tivesse dito, “paz no mundo” como as misses? Para quê? Adianta? Todos os anos elas dizem isso e muda alguma coisa? Que ela dissesse “que Portugal saia da crise”? Isso todos queremos no íntimo, mas certamente que não foi para isso que a Samsung a recrutou! A Samsung contratou-os (sim foram vários) na esperança de algum sair-se com um produto Samsung, é óbvio. Aliás no vídeo, vê-se a nova câmara digital Samsung android, um brinquedo de 500euros, publicidade claro. Por isso, certamente uma das premissas do contrato era responder a objectivo material, algo palpável.
Enfim, a inveja social não tem limites e é um grande entrave à evolução da nossa sociedade, com grandes e maus reflexos no nosso país. Já agora deixo um link para um excerto do vídeo.

Sem comentários:

Enviar um comentário