Pesquisa

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Recompra de dívida



Mais uma vez ouvimos com pompa e circunstância nos órgãos de comunicação social um aclamado sucesso na ida aos mercados para recomprar dívida que vencia em Outubro de 2014 e outubro de 2015. A primeira chamada de atenção, dos mais de 15mil milhões de dívida que vencem nesse período o estado apenas conseguiu comprar mil.

O segundo aspecto importante prende-se com o objectivo disto tudo. Para se recomprar dívida tem de se ter liquidez. Ora há duas semanas o estado Português vendeu dívida com juros de 5,11%. Se o juro da dívida que foi recomprada era superior a 5,11%, então estaremos perante um bom negócio. Mas se fosse inferior (que é o que consta) então é um mau negócio. Quer dizer que fomos há duas semanas contrair mais dívida a 5,11%, em quantidade superior ao que necessitávamos, apenas para ficarmos com alguma liquidez para agora fazermos esta acção de recompra.

Então qual o objectivo por detrás disto tudo? Creio que a resposta está no primeiro parágrafo. Como a dívida vencia em outubro deste ano e em 2015 (ano de eleições), contraiu-se há duas semanas dívida para agora poder-se aliviar a de 2014 e 2015, curiosamente ano de eleições.

Bom, peguei no gráfico que publiquei em dezembro e fiz uma pequena actualização, como se pode ver na imagem.

·         Em Dezembro2013 foram 6,2mil milhões atirados para 2017 e 2018 (amarelo);

·         No início de Janeiro foram 3mil milhões atirados 5 anos para a frente(laranja);

·         E agora foram mais 3mil milhões atirados 10 anos para a frente ou seja 2024 (rosa).

Mais uma vez não estamos a pagar dívida estamos a atirá-la para a frente.
Quem ainda não emigrou, é bom que comece a ponderar, porque olhando para o gráfico as perspectivas não são nada animadoras. Se isto foi o que foi nos últimos anos para conseguirmos amortizar (pagar ou vender nova dívida) no valor de 11mil milhões, nem quero imaginar o que vai ser quando tivermos de amortizar (pagar ou vender nova dívida) de 17mil milhões, como acontece nos anos 2016, 2017 e 2018.

Sem comentários:

Enviar um comentário