Pesquisa

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Leonardo Jardim Inventou: Benfica esmagou


Confesso que as derrotas como a de ontem são as que mais me custam a engolir. Isto porque, eu não exijo que o Sporting tenha “Messis”, mas exijo que tenha um pouco mais de Académica, de Rio Ave e de Nacional etc. na sua postura, ou seja um pouco mais de espírito de entrega, de equipas pequenas quando jogam contra os grandes: pés assentes na terra e humildade em vez de vedetismo.

Ontem Jardim resolveu ser vedeta e saiu mediocremente banalizado. Tal como antes do jogo vi em muitos jornais e na blogosfera profetas encantados com o arrojo de Jardim para domingo, vejo hoje esses profetas resignados à ausência de William Carvalho. “Sem ele, não somos nada!” – Apregoam.

Nada mais errado. Nem o arrojo de Jardim era acertado, pelo contrário, estava bem errado, nem a dependência de William Carvalho é assim tão forte. Pelo menos, na minha opinião! Como se pode tirar essa conclusão de uma equipa que nada tem que ver com a equipa onde joga William Carvalho, tal foram as alterações preconizadas por Jardim? Só por estupidez.

Jardim falhou estrondosamente e pior do que isso foi não ter a humildade de assumir o seu erro atirando as culpas para a atitude dos seus jogadores, que, na visão do treinador, não fizeram pressão nem circularam a bola. Os bons resultados que a equipa vinha a fazer incharam o ego de Leonardo em demasia, ao ponto de, no alto da sua soberba, nem sequer perceber que a tal falta de atitude dos jogadores, de pressão e capacidade de passe, deveu-se ao facto de o treinador ter alterado por completo o estilo de jogo dos últimos 7 meses. Se esta derrota servir para Leonardo Jardim descer à terra, esvaziar a soberba e voltar ao seu modelo de jogo simples, então foi bem-vinda. Se Jardim não tiver aprendido nada, vai espetar-se outra vez e com ele leva a equipa e o Sporting.

Passando ao jogo propriamente dito o que se passou ontem foi que para resolver o problema da falta de 1 jogador, perderam-se 4. Dier e André Martins fora das suas posições foram ZERO e Montero e Slimani sem bolas foram ZERO. O problema não está no Piris ou no Rojo. Está em passar 90min a correr atrás dos jogadores do Benfica porque não há meio campo. Só lá estava um: Adrien que foi uma vítima no meio disto tudo.

Quem era o melhor substituto do William Carvalho? Adrien. Então qual era o problema na montagem da equipa? Era substituir o papel do Adrien no jogo. Qual o jogador mais parecido a Adrien? Está na equipa B e chama-se Ricardo Esgaio. Segundo problema: sem William perdemos altura. Solução simples sem alterar o sistema de jogo: Montero no banco joga Slimani (foi assim que o Sporting jogou e muito bem, com o Porto em Alvalade).

Se achava que a altura dos jogadores ainda não era suficiente colocava o Dier em vez do Maurício ou do Rojo no eixo da defesa. Se ainda estivesse obcecado com a altura começava o jogo com Heldon e Wilson Eduardo nas alas. Mantinha o seu sistema de jogo, principalmente a dinâmica do meio campo. Mantinha a equipa equilibrada e mesmo que perdesse 2-0 fazia uma boa exibição. Assim, perdeu os 3 pontos, perdeu a motivação dos jogadores que já não têm taças e agora nem campeonato e, principalmente, foi uma cagada em três actos, com clara desvalorização dos jogadores que entraram em campo…

Já não sei qual foi o treinador que uma vez disse isto: para que me servem avançados se não tenho meio-campo para os alimentar? É para mim um princípio básico do jogo e creio até que já escrevi aqui no blog que, a grande equipa do Barça de Guardiola, jogava sem avançado e goleava. Para quê jogar com dois avançados se a bola não chega lá?

Dai-me paciência para a estupidez dos treinadores que este clube vai buscar.

Sem comentários:

Enviar um comentário