Pesquisa

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Judite, Medina e a lógica da batata

Acabei de ver estes dois, com mais um convidado, a compararem a produtividade dos trabalhadores europeus, comparando Portugal (17euros/hora) com a Grécia (20euros/h), Espanha (27euros/h), Alemanha (43euros/h), Luxemburgo(60euros/h) e Noruega(69euros/hora). Segundo a lógica deles, temos falta de competitividade porque a nossa produtividade é baixa.
Eu cada vez tenho menos paciência para estas lógicas da batata que estes personagens da TVI vão fazendo todas as semanas. Já nem vejo muito o programa.
É que estes dados do eurostat não querem dizer que a qualidade do nosso trabalho é inferior à dos outros países. O que quer dizer é que o que nós produzimos (artigos) são de baixo valor, o que se confirma. O alemão produz BMW’s, Proches Mercedes para não falar dos electrodomésticos…
A Noruega a cada hora de “trabalho” saca barris de petróleo que sobe a produtividade do país. No Luxemburgo, a cada hora que passa os bancos recebem depósitos de ricos de toda a Europa.
Em Portugal na nossa hora de trabalho fazemos sapatos, conservas, algum têxtil, vinho, azeite e produtos de cortiça, maioritariamente sector primário.
Basta irmos ao mercado e vermos os preços para percebemos porque é que o eurostat tem aqueles números…

Sem comentários:

Enviar um comentário