Pesquisa

terça-feira, 23 de abril de 2013

Derby Benfica x Sporting

Não posso deixar de falar, prometo que pouco, sobre o que se passou neste jogo. Partindo do princípio que um juiz não se deixa corromper, ou seja, que não houve nem frutinha nem chocolatinho, práticas mais comuns a norte, só me ocorrem três hipóteses: é cobarde e como tal não teve coragem perante 50mil adeptos de apitar contra a equipa da casa, é incompetente e como tal não sabe as regras do jogo pelo que não devia exercer, ou, por último, quis agradar ao amo (Vítor Pereira chefão da arbitragem e benfiquista) a ver se para a próxima época não é despromovido aos escalões inferiores. Nenhuma das três hipóteses desculpa a incompetência. Todos nós cometemos erros na nossa vida profissional, somos responsabilizados por eles e por norma temos de aprender a viver com as nossas limitações/competências. Infelizmente na arbitragem isso não acontece. Se o árbitro não viu o lance, em vez de se exigir que da próxima tenha melhor forma física e que esteja em cima do lance para ajuizar melhor, não, adopta-se a máxima de ignorância é desculpa para tudo. Para quem não saiba na justiça portuguesa a ignorância não desresponsabiliza ninguém, pelo contrário agrava, porque quem não sabe não pode assumir funções para as quais não tem “bagagem”.
No entanto há algo para mim que é ainda mais perturbador do que o resultado (derrota do Sporting), ou a péssima arbitragem. São as declarações de Rui Gomes da Silva. Que Jorge Jesus, no seu habitual estilo “chunguinha” diga, no final do jogo que foi “Limpinho Limpinho”, não me admira. São declarações ditas 15min após uma vitória importante, possivelmente sem visualizar os lances.
Já Rui Gomes da Silva, que tem um cargo dirigente no clube da luz, que está a ver os lances em câmara lenta, de vários ângulos que não deixam margem para dúvida, não conseguir admitir e até deturpar os factos é que me parece grave. É que parece claramente que está a branquear um péssimo trabalho do árbitro e quando assim é, deixa no ar a desconfiança dos “porquês” de defenderem tanto uma pessoa que supostamente não lhes devia ser nada e que foi incompetente. É que, partindo do princípio que é apenas incompetência, noutro jogo em vez de ser o Sporting o prejudicado pode ser o SLB. Não os preocupa? Não preferem gente competente? Porque se não preferem ter em todos os jogos gente competente e honesta é porque se calhar afinal estão confortáveis com a actual forma de gestão do futebol profissional, ou seja com a incompetência.
Como não acredito que se prefira a incompetência, então poderá ser outra coisa mais grave…
Uma palavra de apreço para Luís Filipe Vieira, que percebendo claramente o que se passou, não proferiu qualquer declaração. É compreensível que não venha criticar o árbitro quando se é beneficiado, já não peço tanto aos dirigentes de futebol, mas ao menos ficar calado e admitir que o jogo, diga-se por sorte, correu bem ao seu clube em prejuízo do adversário, dispersa um bocado a nuvem da corrupção.

Sem comentários:

Enviar um comentário