Não foi para o Eframovich o amigo do Relvas, como
eu tinha vaticinado, mas vai para outro amigalhaço, mas do Pires de Lima, Humberto
Pedrosa.
Quando todos se questionavam: mas a Barraqueiro dá assim tanto
dinheiro que dê para comprar a TAP(?) a resposta afinal é, não. Não dá, mas isso também não interessa como vamos ver. Convém
no entanto relembrar que Humberto Pedrosa não tem apenas a Barraqueiro,
corrijam-me se estou errado, mas tenho ideia que o comboio da ponte “Fertagus”
que recebe umas boas compensações do estado pelo serviço público prestado e cujos títulos
de transporte eram entre 20 a 30% mais caros que os da CP, por exemplo, também
é gerido por este senhor. Mas isso agora não interessa, vamos lá à privatização
da TAP.
Com o governo a dizer à boca
cheia, que tinha de vender a TAP porque a empresa necessitava urgentemente de
capital para a gestão corrente e para comprar novas aeronaves e que o Estado
não podia financiar a empresa, vem-se agora saber que afinal os privados, não vão
colocar 1 cêntimo na empresa. O que vão fazer é vender 4 aeronaves, que são da
empresa, para receber 100milhões e depois alugam-nos, porque precisam deles.
São ainda necessários 250milhões
para novos aviões. Vão ser injectados na companhia? Não. O consórcio pretende
ir comprar os aviões através do método Pre-Delivery Payment. Este sistema
consiste em ir pagando antecipadamente em prestações o fabrico dos aviões. Tem
o risco de como se costuma dizer, ficar com uma mão cheia de nada, mas vamos
acreditar que a Airbus não abre insolvência durante o processo. Assim, através
de financiamento da banca, ou libertação de capital gerado na empresa, a TAP vai
comprando antecipadamente os aviões. Ou seja, a tal necessidade urgente que o
governo falava, afinal não deve ser bem assim, porque quem compra os aviões no
sistema PDP, ainda demora uns anos até os ter na sua posse. Mas o conceito de
urgência para o povo, é diferente do conceito de urgência nos negócios.
A dívida que a empresa tem, que
eu esperava ser assumida por quem comprasse a TAP, afinal vai ser negociada
pelo estado com os credores para que a TAP só pague juro até 2020, não abatendo
o valor em dívida. A minha pergunta é: mas porque raio tem de ser o ESTADO??
Querem ver que ainda vamos pagar para privatizar!??
Que bela negociata que está aqui
na TAP!!..
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