Pesquisa

terça-feira, 16 de julho de 2013

O estoiro do BANIF?

Em janeiro escrevi este post no blog (http://enaosepodematalos.blogspot.pt/2013/01/mais-um-bpn-chamado-banif.html ). Foi o primeiro de três que escrevi até hoje, sobre a nuvem que é a “recapitalização do Banif” pelo Estado que encapotou uma nacionalização. Ontem o BANIF voltou a ser o foco das notícias do dia. O banco anunciou uma recapitalização com recurso a emissão de 10mil milhões de acções/obrigações vendidas a 1 cêntimo, o que causou um crash das acções em bolsa caindo para o mínimo histórico de 0,035cêntimos/acção. Para quem não saiba, quando chegar a zeros significa que pifaram (falência).
Previ que na forma ruinosa em que banco se encontrava, quando chegássemos a julho e os accionistas privados tivessem de recuperar as acções ao Estado, que tal não iria acontecer. Que ninguém no seu perfeito juízo iria investir num banco descapitalizado e intervencionado pelo Estado. Disse também que até julho, os “amigalhaços” teriam o tempo necessário para retirarem das suas contas do banco o dinheiro que o Estado lá colocou e que depois alguém iria pagar e arcar com a porcaria toda, tal como aconteceu com o BPN.
Aí está. Chegada a hora dos investidores (antigos accionistas do BANIF) resgatarem o banco das mãos do estado o que se vê? Nada. Aliás, o que se vê é o banco a tentar captar dinheiro de novos investidores e incautos, que sem terem muita informação, podem ser levados pela promessa do rendimento de 7,5%.
Cuidado Zé Povinho, não vás cair nesta armadilha!
PS1 - “A Associação de Investidores e Analistas Técnicos aconselha os investidores a informarem-se bem antes de irem ao aumento de capital do Banif e considera que a remuneração das obrigações não é proporcional ao risco do banco”.
PS2 – Será que não foi por isto que Vítor Gaspar se demitiu? Ele não queria que os 1,3mil milhões investidos no BANIF entrassem para o défice do 1º trimestre (10,6%), uma vez que, em teoria, em Julho o estado iria recuperar o dinheiro. Ou será que ele já sabia que não ia?.. Bem fez a troika em obrigar a colocar no défice este valor… Já para não falar que, segundo me constou, existe a possibilidade de os privados recuperarem a totalidade do banco ao Estado, por um valor inferior (metade) ao valor que o estado injectou no banco!! (que assalto!!).
PS3 – Pelo que escrevi nas últimas linhas do PS2, poderemos estar perante um estoiro ou perante uma OPA encapotada conduzida por “amigalhaços”.

Sem comentários:

Enviar um comentário