Pesquisa

quinta-feira, 8 de maio de 2014

O dinheiro não se evapora!

A semana passada, se a memória não me falha, o tema da Antena Aberta, programa da Antena 1, foi: “A saída limpa é mérito do governo?”
As perguntas que me fiz foram:
O que é que o governo fez para conseguir reduzir a dívida pública?
Quais foram as tão esperadas reformas estruturais que fez ou iniciou?
Qual foi a sua contribuição para o aumento das exportações?
De uma coisa tenho a certeza, este governo conseguiu reduzir significativamente o nível de vida da grande maioria dos portugueses.
Claro que todos nós ouvimos dizer, várias vezes, que a dívida privada era superior à dívida pública, e que vivíamos acima das nossas possibilidades.
Ora, a pergunta que se impõe, a todos nós, é: Quanto é que eu devia, fruto de viver acima das minhas possibilidades, e quanto é que eu paguei? (entenda-se, quanto é que me foi retirado?)
Depois, é só fazer contas de somar e subtrair.
Se lhe der o mesmo que a mim, que pagou bem mais do que devia, então pergunte-se:
Para onde foi esse dinheiro?
E,
Por quem paguei?
Sim, porque nem todos pagaram, alguns até receberam, e também houve aqueles que pagaram menos do que deviam (literalmente).
Porque, quando o dinheiro nos sai do bolso, ele vai para algum lado, e se for na sequência de uma transação acordada entre as partes, está tudo certo, mas, quando assim não é, geralmente chamamos-lhe roubo.
Tendo esta crise levado o país a uma situação de emergência nacional, como nos foi dito várias vezes, não nos deveriam ter dito, de forma clara e precisa, quais foram as suas causas?
Se não houve nenhuma catástrofe natural, nem fomos invadidos por nenhuma força terrestre ou extraterrestre, então, a causa desta crise foi porque vivíamos acima das nossas possibilidades? Quem? Todos nós?
Ou será porque é difícil explicar, porque pode ser mal compreendido, nomeadamente quando se tratam de más decisões políticas? Más decisões, atrás de más decisões, que se estendem no tempo?
A verdade derradeira é que o dinheiro não se evapora. Quando sai de um bolso, vai para outro. Para onde foi o dinheiro?
Foi para pagar a dívida, qua não é mais que a soma de várias dívidas, que não se sabe muito bem como foram causadas nem por quem?

São estas as perguntas que vão pairando no ar, porque entretanto vão sendo mal esclarecidas, enquanto o dinheiro vai saindo do nosso bolso, sabe-se lá para quem.

Sem comentários:

Enviar um comentário