Pesquisa

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Aumento de 2,6% nas tarifas dos CTT

Quantas vezes não ouvimos os nossos políticos justificar as privatizações de empresas do sector empresarial do estado com eficiências e diminuição dos custos para os contribuintes? Podemos não querer lembrar, mas já ouvimos isto várias vezes. A verdade é que isto nunca acontece e é fácil perceber porquê. Em empresas com dimensão nacional e por vezes até internacional, a “má gestão” de recursos humanos ou materiais dilui-se na operação. A operação representa uma fatia tão grande que pagar 1200euros a um funcionário que no mercado de trabalho livre receberia 800, são “piners” (pronúncia de Jorge Jesus para a palavra peanuts).
Acresce que o investidor que compra uma empresas destas quer lucro e recuperar o seu investimento no menor curto espaço de tempo, enquanto que uma gestão pública apenas se preocupa em constituir reservas suficientes. Até porque, por norma, são criadas entidades reguladoras para não deixar facturar mais do que o necessário. Como sabemos o lucro é calculado após as receitas e proveitos da empresa que incluem a operação (a grande fatia). Subir 2% no volume total de negócios representa muito mais do que cortar o salário a um milhar de trabalhadores, por isso é que para o contribuinte os preços nunca baixam.

Assim, só por mera ilusão ou falsidade se diz que uma empresa vai custar menos aos contribuintes sendo privada do que sendo pública. Prova disso é o aumento anunciado hoje nas tarifas dos CTT em 2,6%. Aposto com quem quiser que lá para Setembro vai voltar a haver um aumento na ordem dos 3%. Não acreditam? Vamos esperar para ver.

Sem comentários:

Enviar um comentário