Pesquisa

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Quem dá e tira para o inferno gira

Era um ditado popular que me fartei de ouvir nos meus tempos de infância no norte do país. Lembrei-me dele a propósito de uma notícia relacionada com a EDP. Um dia destes - talvez na apresentação do orçamento de estado – o governo fez grande festa e campanha porque vai, finalmente, cortar nas rendas excessivas da electricidade. Claro que os compradores da EDP não acharam piada nenhuma ao facto e não perderam tempo: trouxeram uma delegação acompanhada de diplomatas para "falar" com o governo. Basicamente para dizer que o governo com eles não fazia farinha! Não admitem que o governo mude as regras após um ano da venda dos 25% do capital da EDP. Resultado, ouvi anteontem que a entidade reguladora propõe um aumento de 2,5% do preço da electricidade para o ano de 2014. Será que a nossa economia cresceu 2,5% para justificar este aumento? Serão as nossas tarifas mais baratas do que as praticadas na europa? Não e não. Pelo contrário, a nossa economia contraiu, os salários baixaram e a nossa tarifa de electricidade é das mais caras da europa. Só posso concluir uma coisa, o governo quis fingir que ia ser forte e tirar rendimentos ao gigante EDP e com a outra mão vai compensar o que tira transferindo essa verba para o bolso dos contribuintes directamente. Como eu não tenho a força diplomática e económica dos chineses, só me resta a pressão psicológica e dizer “quem dá e tira para o inferno gira”, sabendo no entanto que não terá grande efeito, pois aquela gente não tem peso na consciência... Nota: o lucro da EDP aumentou 4% no primeiro semestre de 2013, atingindo os 603milhões.

Sem comentários:

Enviar um comentário