Pesquisa

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Portugal, Futebol e MEO/NOS

Temos vindo a assistir nos últimos dias a um frenesim nos noticiários à volta das vendas dos direitos televisivos dos três maiores clubes de futebol em Portugal. Um vende por 400milhões, outro por 457milhões e o último por 515milhões. Quem vendeu melhor? Sinceramente acho difícil de avaliar, isto porque:
1.º O contrato do Benfica começa já na próxima época, ao passo que o do SCP e do Porto é só para a época 2018/2019.
2.º O contrato do benfica é apenas para as transmissões televisivas enquanto que Porto e SCP vendem também a publicidade nas camisolas e publicidade estática. Quanto é que isso vale no Benfica? Não sei. As camisolas valem 4,5milhões época (com possibilidade de chegar a 8milhões não sei bem em que condições).
3.º Para baralhar mais isto as publicidades começam já em janeiro e as transmissões só mais tarde. É assim um pouco difícil de conseguir fazer uma análise correcta de qual o melhor contrato.

Posto fiz um pequeno cálculo para verificar o valor actual das rendas que constituem o contrato para saber ao certo qual tem o melhor projecto. Para isso o Benfica é actualizado na totalidade das rendas a 10anos, o contrato do SCP e Porto é actualizado de forma faseada a 10 anos, no entanto os dois primeiros anos e meio é com o actual contrato com a Sportv - que no caso do Sporting foi renegociado - e os outros 7,5 anos com os valores do novo contrato.
Tudo isto pode falhar porque, à excepção do Benfica, não se sabe ao certo quando caiem os primeiros pagamentos dos outros dois clubes, bem como não se sabe quanto tempo vai durar o contrato das camisolas do Benfica e porque valores e qual o valor da publicidade estática, que para o meu cálculo considerei 1milhão de euros por época.

Posto isto e considerando que as condições se mantêm fixadas para todos obtive os seguintes resultados:



Assim podemos ver que, para os próximos 10 anos (ou seja até à época 2025/26) o melhor contrato é do Benfica, seguido de Sporting e Porto. Isto se as receitas que o Porto obtém da SporTv nos próximos 2,5 anos se mantiverem nos 20,7 milhões de euros. Depois dos próximos 10 anos o Sporting e o Porto ainda têm mais 2,5 anos de contrato que poderão melhorar ou não a sua situação consoante os valores obtidos pelo Benfica.

Sem comentários:

Enviar um comentário